GESTÃO da INFORMAÇÃO na ERA DIGITAL


Home page
Emprego
Gest. da Informação
Soc. da Informação
Comércio Electrónico
Assinatura Digital
Certificação Digital
Preservação Digital
Pesquisa
Mapa do site


Gestão da Informação


Informação  Gestão da Informação

 

No dia 20 de Dezembro de 2008, o jornal Expresso publicou um suplemento intitulado Documentos, Arquivos e Processos,que apresenta algumas soluções que certas empresas oferecem para a gestão documental.

No link que se segue, encontra-se o suplemento digitalizado e convertido num documento pdf. Desde já lamento que não foi possível disponibilizar o documento com melhor qualidade de imagem.

 

DOCUMENTOS, ARQUIVOS E PROCESSOS pdf (1,43MB)

 

 

INFORMAÇÃO

A Informação assume, hoje em dia, uma importância crescente. Ela torna-se fundamental a nível da empresa na descoberta e introdução de novas tecnologias, exploração das oportunidades de investimento e ainda na planificação de toda a actividade industrial.

A gestão de Sistemas de Informação e a sua inserção na estratégia empresarial são um factor chave na criação de valor acrescentado e das vantagens competitivas para a empresa. Se, por um lado, ajudam a detectar novas oportunidades e criar vantagens competitivas, por outro, ajudam a defendê-la de ameaças provenientes da concorrência.

As organizações ao actuar num mundo global estão num estado de "necessidade de informação" permanente, a vários níveis, pelo que a informação constitui o seu suporte, e é um elemento essencial e indispensável à sua existência. A aceitação deste papel, pelos dirigentes de uma organização, pode ser um factor peremptório para se atingir uma situação de excelência: quem dispõe de informação de boa qualidade, fidedigna, em quantidade adequada e no momento certo, adquire vantagens competitivas, mas a falta de informação dá  a erros e á perda de oportunidades.

Actualmente vivemos numa sociedade da informação onde o valor da informação tende a suplantar a importância do capital. A informação e o conhecimento são a chave da produtividade e da competitividade.

topo

GESTÃO DA INFORMAÇÃO

Segundo Greewood, referido por Cautela e Polioni (1982), "A informação é considerada como o ingrediente básico do qual dependem os processos de decisão", mas se, por um lado, uma empresa não funciona sem informação, por outro, é importante saber usar a informação e aprender novos modos de ver o recurso informação para que a empresa funcione melhor, isto é, para que se torne mais eficiente. Assim, quanto mais importante for determinada informação para as necessidades da empresa, e quanto mais rápido for o acesso a ela, tanto mais essa empresa poderá atingir os seus objectivos.

Isto leva-nos a considerar que a quantidade de informação e os dados donde ela provém, são, para a organização, um importante recurso que necessita e merece ser gerido. E este constituí o objectivo da Gestão da Informação.

topo


Data da última actualização: quinta-feira, 05 de Fevereiro de 2009
webmaster
copyright
© André Vieira

Símbolo de Acessibilidade na WebWorld Wide Web Consortium